sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Perfil x Fan Page" no Facebook

Geralmente não tenho muita sensibilidade para tratar de temas polêmicos/delicados. E agora não será diferente. O assunto deste post tem me incomodado há algum tempo. E acredito que incomode a qualquer um que tenha um perfil no facebook . Pois bem, vamos lá:

Diariamente recebemos convites de "amizade" no facebook. 50% desses convites são de completos desconhecidos, 40% de empresas/bandas/partidos políticos/igrejas/etc e 10% de pessoas que realmente conhecemos. 

O que a maioria de nós costuma fazer quando recebe os convites? Aceita-os. E é aí que começa a queda de qualidade na nossa timeline. Além de desconhecidos que falam sobre coisas e pessoas que não nos importam, há a pior das pragas: a propaganda fora de hora. Aguentar uma propaganda ou outra, tudo bem. Ter a timeline "inundada" de propagandas faz com que ela pareça uma grande página de Classificados. 

Especificamente sobre esse segundo caso, gostaria de manifestar minha completa insatisfação e sugerir de imediato a simples solução: Se você é empresa/banda/partido político/igreja/etc, crie uma página oficial (fan page) no facebook. 

Bruno, o que é uma página oficial no facebook? Segundo o próprio facebook: "As páginas existem para que as organizações, empresas, celebridades e bandas transmitam muitas informações ao seus seguidores ou ao público que escolher se conectar a elas. Semelhante aos perfis, as Páginas podem ser aprimoradas com aplicativos que ajudem as entidades a se comunicarem e interagirem com o seu público e adquirirem novos usuários por recomendações de amigos, históricos dos Feeds de notícias, eventos do Facebook e muito mais. Você pode criar e gerenciar uma Página do Facebook para a sua organização por sua conta pessoal. Clique aqui para começar. Observe que só o representante oficial de uma organização, negócios, celebridades ou banda tem permissão para criar uma Página."

Ou seja, além de você ter maior visibilidade, você tem também inúmeros recursos à disposição (coisa que não encontra nos perfis comuns). Esses recursos, se bem utilizados, podem tornar a sua empresa/banda/partido político/igreja/etc muito mais popular e atrair adeptos e entusiastas com um simples clique no botão "Curtir" da sua, agora, "fan page".

Se não me fiz entender muito bem, estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliar quem deseja fazer a "migração".

Um comentário: